Dicas para organizar a cozinha

Cozinha em U

Cozinha em U

Para ajudar na organização do ambiente da cozinha, o armário de cozinha se torna indispensável, ele ajuda a conservar a integridade de objetos como panelas, pratos e copos, além de armazenar melhor os alimentos. Caso opte por um armário suspenso – recomendado para quem quer ganhar espaço na cozinha, lembre-se de que os itens mais utilizados precisam ficar sempre na parte de baixo para facilitar o acesso a eles e, consequentemente, os menos usados, na parte de cima. O ideal é ter sempre uma pequena escada na cozinha para auxiliá-lo no momento de pegar os produtos que estão no alto. Já nos armários de chão, a disposição dos objetos deve ser a inversa, justamente para que os produtos menos usados fiquem na parte de baixo do armário e, os mais utilizados, na parte de cima.

Cozinha em L

Cozinha em L

Para fazer um redesign dos armários na sua cozinha, você deve considerar primeiramente a distribuição nos espaços disponíveis para optar por um dos diferentes arranjos na de cozinha, ou seja, em linha, em L, em U com ou sem ilha, tudo vai depender do espaço disponível.

Fogão, pia e geladeira devem encontrarem-se próximos. “O caminho entre essas áreas deve ser curto para que você não tenha de atravessar todo o ambiente segurando uma panela”. Distribuídos em U, os armários ficam a 1,20 m de distância uns dos outros, criando uma área confortável para que duas pessoas trabalhem ao mesmo tempo sem se esbarrar.

A forma clássica de distribuir os eletrodomésticos básicos em torno dos armários é: geladeira, espaço, fogão, espaço, pia obviamente não considerando espaço. Armários para cozinha adicional para uma possível máquina de lavar louças. Essa organização mantém o calor do forno longe da geladeira mas ainda provê espaço para que eles fiquem perto o bastante (2 passos ou menos, como manda a regra).

Cozinha em ilha

Cozinha em ilha

Algumas dicas para otimizar a vida na cozinha são:

Pia perto do fogão, para facilitar o manuseio da água enquanto se está cozinhando;
O uso de uma mesa bancada para corte e preparo de alimentos perto da pia facilita muito;
Sistema de abertura das gavetas e portas de armários dotadas de amortecimento;
Considere a instalação de uma coifa para evitar o cheiro de gordura pelo resto da ;

Antes de entrar em contato com a loja ou com o marceneiro, tenha em mente os seguintes pontos:

O material usado. Que tipo de material você quer em sua cozinha? Madeira maciça ou apenas laminados? Armários para cozinha de madeira dão uma atmosfera mais amigável para a sua cozinha, mas podem ser mais difíceis de limpar.

Material usado para os balcões. Este é um ponto muito importante. O material usado para os balcões vão definir o o look e a durabilidade da sua cozinha.