Dicas para tornar a sua casa organizada

casa-organizada

Por Cátia Simone da Silva
Graduanda em Antropologia da UFPel.

A limpeza e a arrumação da casa sempre ficam mais fáceis quando fazemos um pouco todos os dias. Por isso, seguem algumas dicas para ajudar na organização diária:

Guardar após o uso:
Se você usar alguma coisa, guarde. Se sujar, lave, seque e guarde, e assim sucessivamente. Inclusive com as roupas sujas, adquira o hábito de lavá-las, não deixando acumular roupa suja e assim que secar, dobre-as  ou  em especial passe alguma peça e depois guarde-as nos seus devidos lugares.

A gente acha mais fácil largar em qualquer canto o que estava em mãos, mas é importante fazer da organização um hábito e nesse sentido arrumando imediatamente todos os dias o que você usou, vai ser difícil a bagunça tomar conta da sua casa.

Outro detalhe é que todos devem ajudar:
No caso de morar sozinha(o), você acabará cuidando de tudo sozinha(o), mas se outras pessoas moram com você, todos devem colaborar. Peça a colaboração de todos, divida as tarefas e confira se estão fazendo, pois todos devem limpar, arrumar e cuidar da casa.

O melhor é limpar todo dia um pouco:
Limpar um pouco a cada dia você não precisará de um dia inteiro para limpar a casa. É claro que algumas tarefas só podem ser feitas quando se tem mais tempo, então deixe somente elas para o seu dia livre.
Faça um cronograma do que farão por dia, anote e assim as tarefas vão sendo executadas aos pouquinhos.

Sempre que verem algo fora do lugar levem para o lugar certo:
Ficará fácil de arrumar e o resultado aparecerá imediatamente. Isso se chama aproveitamento de tempo e você arruma a casa sem notar.

Faça uma lista com as tarefas diárias:
Arrumar a cama, lavar a louça, colocar o lixo para fora etc. Cada residência tem suas necessidades, então cabe a cada um formular a sua lista e é bom deixar em um lugar bem visível, como por exemplo colocar no lado da geladeira. Vá riscando à medida que for fazendo.

Tire um dia para a limpeza dos armários e gavetas:
Organize os armários colocando no lixo os frascos de remédios que terminaram ou já passaram da validade, o mesmo para os mantimentos, verifique sempre as validades e utilize em primeiro lugar os alimentos que estão perto do vencimento, assim você saberá o que está faltando realmente, na hora de comprar e economizará tanto na área da saúde, alimentação, higiene…

Limpe também as gavetas e verifique os excedentes, talheres sem uso, colheres de pau velhas, outros utensílios que não estão sendo usados ou tem duplo. A doação para outras famílias que não os possuem é bem legal.

No guarda-roupa doe as peças que não estiverem mais usando, roupas, calçados, cobertores. Assim ganha-se mais espaço, além de estarmos fazendo uma boa ação social.

Espero ter contribuído um pouco para a organização da sua casa, o importante é que cada um faça a sua parte e na hora certa, assim ficará mais fácil manter a casa arrumada.