Decoração de cozinhas

decoracao-cozinhas-p
Antigamente era um lugar reservado apenas para as mulheres, mas esta zona da casa evoluiu juntamente com a sociedade. Actualmente é uma zona aberta a toda gente, homens e mulheres. Aliás, é uma zona em que não só se cozinha e se come, mas também serve muitas vezes para reunir pessoas, é um lugar onde se fala, onde se ri, se conversa…

Apesar de muito funcional, a cozinha já não é a habitação escondida a convidados, pois não é um lugar de solidão. Hoje em dia é uma parte com vida própria, onde é bom cozinhar em família e comer com os amigos. É uma parte cada vez mais espaçosa. Tanto que casa vez mais há cozinhas que se abrem até à sala de jantar. Cada vez mais queremos partilhar bons momentos quotidianos, passar o tempo atrás dos fornos e dos fogões, conversar enquanto a comida está a ser preparada em lume baixo… É um lugar muito importante, como podemos ver. E isso é algo que reflecte nas novas tendências em cozinhas.

Mas não se confundam, o aspecto prático e higiénico da cozinha segue muitos princípios. Por isso devemos escolher materiais resistentes e fáceis de manter: as bancadas de granito, mármore ou ardósia são ideias para conseguir este objectivo. Também devemos ter muito em conta uma boa ventilação na cozinha. A resistência é também outro ponto a ter em conta: dobradiças sólidas, corredores de gavetas resistentes… Para a cozinha ficar em ordem o melhor é optimizar o máximo de espaço, ocupando o espaço vertical com armários.

A madeira é um material muito bom para a cozinha. Para os mais tradicionais existem móveis de madeira maciça que se inspiram nas cozinhas antigas e que combinam perfeitamente com lava-loiças de pedra, cestos de vime…

Para as cores, quase tudo é permitido: tons quentes de madeira reforçados por efeitos de cor de mel ou caramelo, … Também podem tentar com tons de baunilha ou ovo… ou até limão! Cores como o laranja, o verde ou anis estão cada vez mais na moda. E para comer, a cozinha se transforma numa sala de jantar: iluminação apropriada, móveis aconchegados, espaço confortável… Alguns preferirão uma mesa redonda, outros preferem a mesa rectangular. Tudo cabe nas novas cozinhas modernas.

O problema principal das cortinas é em lavá-las. Por causa do seu tamanho, muitas vezes não cabem na máquina de lavar de casa. O melhor é levá-las à lavandaria. Se as lavar na máquina de lavar de casa, deves saber que tens de fazê-lo individualmente e em frio. Não te esqueças que deves retirar todos os ganchos ou anéis de fixação. Para que não se estraguem uma vez lavadas, põe-nas a secar no lugar onde vão estar colocadas.

Fonte: i-decoracao.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post