Edifício O-14 de Dubai

o-14

O edifício O-14 está situado no coração do centro de negócios de Dubai. O concreto shell não só forma a estrutura do edifício, mas também cria uma fachada rendada aberta à luz, ar e vista para o exterior. Os 21 andares de escritórios personalizados foram executados sem as barreiras convencionais de colunas e paredes. No térreo, lojas exclusivas ligam o prédio ao passeio da orla da Business Bay’s, combinando a eminente cultura de compras de produtos sofisticados com entretenimento popular. No subsolo, quatro níveis de estacionamento acomodam mais de 400 carros.

As aberturas na pele de concreto são moduladas em função dos requisitos estruturais, vista para o exterior, e exposição ao sol e a luminosidade. Um espaço de quase um metro de profundidade entre a pele e o invólucro principal cria um efeito chaminé, fenômeno pelo qual o ar quente é projetado para cima, resfriando a superfície dos vidros das janelas atrás da pele perfurada. Esta técnica solar passivo funciona como um componente natural para o sistema de climatização do O-14, reduzindo assim o consumo de energia.

Segundo os idealizadores, a solução proporcionou uma redução de cerca de 30% nos gastos com a energia do ar condicionado. Este é apenas um dos muitos aspectos inovadores do projeto do edifício. Uma vez que os vidros são blindados, eles não precisam ser de alto desempenho, embora a equipe tenha especificado vidros coloridos que deixam a impressão de estar mais recuados atrás da fachada.

Além disso, a proteção solar oferecida pelo cilindro curvilínea exterior reduziu as despesas de resfriamento por cerca de 30 por cento. Uma vez que o vidro é blindado, não precisam ser de alto desempenho, embora a equipe especificado vidros coloridos que parecem recuar mais atrás da fachada.

Informações e créditos:
Direção: Jesse Reiser + Nanako Umemoto
Equipe de projeto: Mitsuhisa Matsunaga, Kutan Ayata, Jason Scroggin, Cooper Mack, Michael Overby, Roland Snooks
Estagiários e assistentes: Tina Tung, Raha Talebi, Yan Wai Chu
Engenheiro estrutural: Ysrael A. Seinuk, PC, New York
Arquiteto local: Erga Progresso, Dubai
Consultoria de envoltória: R. A. Heintges & Associates
Construção: 2007
Tamanho: 9.500 metros quadrados
Tipo: Escritórios
Estrutura: Concreto shell, aço e vidro

Related Post