Iluminação nas Construções

Trabalhar a iluminação de forma planejada e consciente faz bem para seu bolso e para o meio ambiente. Pinturas e janelas estão diretamente ligadas a esta questão.
iluminacao

Seja no jardim, sala, cozinha ou escritório, a iluminação deve ser tratada de forma correta. O fator iluminação valoriza muito o empreendimento, por isso é necessário analisar o aproveitamento da luz, reduzindo o consumo de energia, colaborando com o meio ambiente sem afetar a qualidade e conforto de seu ambiente. Hoje infelizmente falta programação na construção de muitas obras. Todo ambiente deve contar com iluminação natural, ou seja, durante o dia devemos usar o mínimo possível das condições de luminosidade artificial.

Existem dois tipos de iluminação: a direta que proporciona luz a um determinado objeto e a indireta que apresenta luz ao ambiente em geral.

A pintura é um fator favorável à iluminação. As cores que tendem ao branco têm a propriedade de refletir a luz; a eliminação de vidros “fumês” ou janelas coloridas também ajudam na penetração da luz com mais intensidade.

O uso de luzes artificiais também são importantes, mas devem sempre estar conciliados a luz natural. Um ambiente tem que ser projetado de forma a ser iluminado totalmente, mesmo que apenas nos casos de necessidade.

Algumas lâmpadas ou luminárias podem ajudar na decoração de seu ambiente tornando-o mais aconchegante, isso dependerá logicamente da criatividade de cada um, basta imaginar e criar. As lâmpadas incandescentes devem ser substituídas pelas fluorescentes que apresentam uma maior economia, está chega até 20%. Elas possuem um valor mais elevado, porém sua economia é apresentada a curto prazo.

Uma iluminação bem distribuída, também facilita o acesso aos variados cômodos de uma casa. É aconselhável, por exemplo, iluminar o caminho até o banheiro, pois muitas vezes o sono atrapalha o nosso andar e sem uma boa iluminação, você pode sair tropeçando em tudo e até se machucar.

Fique atento na hora de trabalhar a iluminação de sua casa. Lembre-se que ao economizar energia, você estará regando seu dinheiro, além de contribuir com o meio ambiente reduzindo a emissão de CO2.

http://www.portalconstruir.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *