Museu nacional em Abu Dhabi terá cinco torres solares com projeto de Norman Foster

O projeto do arquiteto Norman Foster para o Zayed National Museum, em construção na cidade de Abu Dhabi, foi oficialmente revelado.

Concebido como um monumento e um memorial para o falecido xeique Zayed bin Sultan Al Nahyan, presidente-fundador dos Emirados Árabes Unidos, o museu deverá mostrar a história, a cultura e as transformações sociais e econômicas do país.

“Procuramos desenvolver uma edificação que seja um exemplo de design sustentável”, disse Foster.

Em homenagem ao legado do xeique, que era conhecido pelo respeito à natureza, o museu ocupa um morrete artifical, coberto por um espaço ajardinado. Além disso, combina conceitos de eficiência energética com elementos de design e hospitalidade tradicionais árabes.

As salas de exposição ocuparão a base de cinco torres, todas projetadas como miniusinas de energia solar térmica.

Capturado nos andares inferiores, o ar fresco será resfriado em tubos enterrados no solo e, em seguida, liberados para o lobby do museu. Já a pressão negativa, proporcionada pelo design das edificações, fará com que aberturas em forma de asa no topo das mesmas libere todo o ar quente para fora.

A fim de equilibrar a estrutura de aço que sustenta as torres, as salas de exposição estarão ancoradas sobre um átrio escavado na terra, solução que amplia a perda de calor.

No local haverá lojas, cafés e espaços para performances, como um auditório coberto com tecidos típicos dos Emirados e saguões para leituras informais de poesia e apresentações de música e dança.

O projeto luminotécnico trabalha com o contraste de luz e sombra a partir de pequenas aberturas posicionadas de modo que a luz solar ilumine os espaços internos, mas não as obras de arte expostas em nichos de pedra.

Já o design de interiores baseia-se na opulência, como no restaurante, que se assemelha a uma tenda beduína com espaços reservados e abertos para um pátio central.

O museu já está em construção na ilha artifical de Saadiyat, maior empreendimento de uso misto do Golfo Pérsico, localizado a 500 metros da costa de Abu Dhabi, e organizado em sete distritos.

Ele será o primeiro museu a ficar pronto no Distrito Cultural, que também incluirá o Guggenheim e o Louvre de Abu Dhabi.

Veja o site oficial do Zayed National Museum: www.saadiyat.ae

www.arcoweb.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post